
As Campanhas Nacionais do CES/Portugal EQUI-X envolveram uma média de 50 jovens e foi realizada em duas vagas:
A primeira vaga foi realizada em escolas, na Escola Secundária Infanta D. Maria e na Escola Secundária de Pombal e foi totalmente pensada e concretizada pelos/as alunos/as, sob a orientação da equipa EQUI-X do CES:
Na campanha realizada na Escola Secundária Infanta D. Maria em Coimbra tivemos duas ações: Na 1ª ação, foram distribuídos cartazes por toda a escola, vídeos sobre Igualdade/Desigualdade de Género; caixas com a seguinte mensagem escrita na capa: “Queres sair da caixa? Abre-me” e contendo dentro delas postais/cartões com mensagens de igualdade; Origamis e papéis coloridos com mensagens de igualdade; uma imagem com desenhos onde os alunos escreveram: “Igualdade de Género”; os alunos criaram ainda um vídeo que estava a ser exibido na referida sala e projetaram um jogo online de perguntas sobre igualdade de género, onde as perguntas sobre igualdade de género apareciam e o público respondia através dos seus telemóveis para ganhar pontos pelas respostas certas, até que o vencedor final fosse encontrado.
A 2ª Ação aconteceu por ocasião do evento “É a tua vez, usa a tua voz”, realizado na Bissaya Barreto no dia 24 de maio. Havia uma banca com os mesmos cartazes, frases, cartões postais e Origamis. Havia as mesmas caixas ” Queres sair da caixa? Abre-me “, contendo postais/cartões com as mesmas mensagens de igualdade. Estavam presentes 6 alunos, que explicaram o trabalho realizado, o que significava a campanha e o que estavam a apresentar.
Na campanha realizada na Escola Secundária de Pombal, a 13 de Junho de 2019, tivemos cartazes espalhados pela escola com as frases e temas decididos, montaram uma banca com os mesmos cartazes; fizeram 3 pulseiras diferentes para oferecer à população escolar com 3 frases (com a hastag criada a nível nacional):
– #(Des)igualdade A Diversão não tem Gênero;
– #(Des)igualdade Tem orgulho naquilo que és;
– #(Des)igualdade Não é sempre Não!
Os/as estudantes fizeram dois vídeos, que passaram ininterruptamente no ecrã gigante do átrio principal da Escola (dois vídeos que também foram lançados em âmbito nacional, na página do Instagram).
A segunda vaga da campanha foi de âmbito nacional:
Fizemos uma página do Instagram @_.des_igualdade._ (https://www.instagram.com/p/ByoMUVOlTDw/?igshid=16fwqao2d659p) alimentada com fotos, vídeos e mensagens;
Criamos o hastag #desIGUALDADE para acompanhar as publicações.
Fizemos t-shirts e brindes (sacos para óculos e sacos para telemóveis) que distribuímos nas escolas – a professores, alunos e público em geral – não só nas quais implementámos o projeto, mas também nas escolas a nível nacional.
Leave A Comment